CARREGANDO :)

A oposição ao governador Beto Richa tem problemas sérios para resolver daqui até o ano que vem. O primeiro deles parece ser o seguinte: viabilizar pelo menos mais uma candidatura, além da de Gleisi Hoffmann, do PT. Caso contrário, a probabilidade de Richa ganhar no primeiro turno é bastante grande.

Os números do Paraná Pesquisas, divulgados neste domingo pela Gazeta do Povo (leia aqui), mostram sempre segundo turno. Mas contam sempre com a candidatura de Roberto Requião ou de Osmar Dias. Ou ainda de Ratinho Jr. E, na verdade, hoje nenhum dos três parece ter chances reais de ser candidato.

Publicidade

Ratinho está aliado a Beto Richa. E, ais do que isso, pode fazer parte da mesma chapa. Nesse caso, não só deixa de tirar votos de Richa como ainda soma muita coisa: lembre que ele fez um, terço dos votos na capital e tem o apoio avassalador do pai no interior.

Osmar, embora tenha reaparecido do ostracismo recentemente, pouco tem feito e dificilmente sairia candidato junto com Gleisi. Os dois dependem dos mesmos apoios, do PT nacional e de Fruet em Curitiba. Juntos, morreriam abraçados.

Requião perdeu o controle do PMDB e, se não for para outro partido, deve ser atropelado pelos aliados de Richa, com Serraglio e Stephanes à frente.m Para ele, não é um problema, já que ainda tem mais quatro anos de Senado pela frente. Mas para Gleisi isso dificulta tudo.

Batendo de frente com Richa r Ratinho e, além de tudo, sozinha, Gleisi tem grande probabilidade de fracassar. Na única vez em que se enfrentaram, na disputa pela prefeitura da capital em 2008, Richa teve 77% dos votos válidos. A situação mudou. Mas a vantagem, nitidamente, ainda é do tucano.

Siga o blog no Twitter.

Publicidade