O governo do estado anunciou que reinaugura (de novo) o Palácio Iguaçu nesta quarta-feira. A reinauguração vem sendo adiada há mais de um ano e meio. Sem contar a vez em que Orlando Pessuti (PMDB) inaugurou a obra sem estar pronta, em 2010.
Alguns poderão reclamar do preço total da reforma, que ficou em R$ 32 milhões. Mas prédios públicos, ainda mais sedes de governos, geralmente são caras mesmo. E o Iguaçu é um patrimônio importante do estado.
Quando foi construído, nos anos 50, não foi apenas um marco do centenário do Paraná. Foi uma obra inovadora: a ideia de juntar os três poderes em uma praça, que depois seria usada em Brasília, era incomum por aqui.
O que espanta, na verdade, é a demora da reforma, que segundo o próprio governo levou cinco anos. A construção da obra, no governo Bento Munhoz da Rocha, levou menos tempo.
O Centro Cívico, que segundo alguns inspirou Brasília, começou a ser erguido em 1951. O Palácio foi inaugurado em 1954. Portanto, pouco mais de três anos. A reforma durou cinco.
Aliás, Brasília inteira foi erguida em cinco anos. Por aqui, porém, parece que os governos, que já foram pioneiros, andam meio devagar…
Siga o blog no Twitter.