O aumento da tarifa do pedágio no estado deu início à primeira grande discussão na campanha pelo governo do Paraná. Na véspera do aumento, Osmar Dias se pronunciou dizendo que o aumento é um absurdo. Em poucas horas, a assessoria de Ratinho fez questão de publicar um vídeo dele falando sobre o assunto.
Ratinho tem mais amarras do que Osmar neste caso. Secretário de Beto Richa durante as duas últimas gestões, não pode se posicionar contra o aumento que o chefe vem concedendo sem chiar às pedagieiras. Nem por isso quer perder a chance de tirar uma casquinha.
No vídeo, de uma entrevista dada à RIC, Ratinho diz que até 2021, quando acabam os atuais contratos, pretende “exigir” que as empresas façam as obras previstas. Depois, prevê uma licitação internacional, para “acabar com as amarras regionais” na hora de substituir as concessionárias.
Leia mais: Pedágio já tem novas tarifas; confira preços
Tudo isso é diferente do que vem fazendo Beto Richa, que chegou a se movimentar para prorrogar os absurdos contratos com as atuais donas das praças de cobrança.
Na prática, porém, há de se ver se o novo governador, seja quem for, terá peito de enfrentar empresas de grande porte que praticamente fizeram o que quiseram com os três poderes do estado nas últimas duas décadas – e que têm muita, muita grana para fazer com que seus desejos sejam atendidos.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS