Durante as sabatinas que a Gazeta do Povo realizou nas últimas duas semanas com os candidatos à prefeitura de Curitiba, pedimos que os candidatos fizessem pelo menos um elogio a seus oponentes.
O resultado é curioso. Tadeu Veneri foi chamado de gênio. Greca elogiou os “belos lábios” de Xênia Melo. E Fruet conseguiu usar até a parte dos elogios para criticar seu principal adversário.
Abaixo você vê o que os oito candidatos entrevistados disseram para sair da saia-justa.
Rafael Greca: “É uma menina determinada, consegue aguentar a determinação de seu pai de que tem que ser candidata a prefeita.”
Ademar Pereira: “Simpática.”
Requião Filho: “Coragem dela de com 24 anos se colocar para um cargo como esse numa época como essa difícil de fazer política.”
Gustavo Fruet: “Teve o privilégio de ter uma excelente formação. Tem um futuro pela frente. Muito cedo para criar uma identidade. E espero que ouça muito a mãe dela, a Cida Borghetti.”
Tadeu Veneri: “Uma pessoa esforçada.”
Xênia Melo: “Muito educada comigo.”
Ney Leprevost: “Linda, muito simpática e pela idade que tem está aprendendo muito rápido a se comunicar com eficiência.”
Elogios a Gustavo Fruet
Rafael Greca: “É um bom deputado federal e cozinha um bom carneiro afrodisíaco.”
Ademar Pereira: “Inteligente.”
Requião Filho: “A simpatia e a fidalguia com que ele se porta.”
Tadeu Veneri: “Dedicado. E tem tentado ser bastante sincero nas suas propostas.”
Maria Victoria: “É um homem honesto que tem feito o seu melhor para uma boa gestão, mas as pessoas não conseguem visualizar as benfeitorias que ele diz fazer.”
Xênia Melo: “Ele é tímido. Acho bonito isso.”
Ney Leprevost:”É uma boa pessoa, gosto dele. O Gustavo foi um excelente legislador e está vocacionado a ser um excelente senador do Paraná. Pode ser um bom senador, mas é um homem com perfil Legislativo, não administrativo.”
Elogios a Tadeu Veneri
Rafael Greca: “É um homem determinado e parece ter boa intenção. E está desempenhando bem, está conseguindo aguentar o rojão. Quando o mundo está contra o PT ele está defendendo a bandeira. Ele não larga a bandeira.”
Ademar Pereira: “Articulado.”
Requião Filho: “É um cara que aprendi a gostar muito na Assembleia. Firme em suas convicções.”
Gustavo Fruet: “É uma figura que marcou pela via sindical, cumpre um papel que pouca gente cumpre de fiscalização e de oposição, isso não é pouca coisa. Acho que o perfil, a missão de vida dele é essa.”
Maria Victoria: “É um gênio, faz muito bem seu papel de oposição na Assembleia e tem uma posição totalmente oposta à minha em ideologia. Admiro sua trajetória”
Xênia Melo: “Fui uma vez na audiência pública que ele chamou no Dia da Mulher e achei ele muito cuidadoso com os filhos.”
Ney Leprevost: “Para mim é uma referência de caráter. Temos grandes diferenças ideológicas, sou um fervoroso oponente do PT, mas considero o Tadeu um homem de fibra e de caráter.”
Elogios a Requião Filho
Rafael Greca: “É um moço amoroso pelos pais e cumpre a função à qual foi determinado.”
Ademar Pereira: “Inteligente, rápido.”
Gustavo Fruet: “Teve oportunidade para estudar muito. Acho que tem que aprender algumas qualidades do pai do que alguns defeitos. É um projeto em construção.”
Tadeu Veneri: “Tem esse voluntarismo da idade, esse arrojo.”
Maria Victoria: “É um jovem parlamentar que está traçando a carreira política muito baseada no pai e espero que surja como ele mesmo eventualmente.”
Xênia Melo: “Ele é muito engraçado, o jeito que ele olha, os trejeitos dele. É uma pessoa divertida.”
Ney Leprevost: “Tenho ótimo relacionamento com ele na Assembleia. Tem muito futuro na política do Paraná. Fala bem. E o principal atributo dele é seguir de forma firme nesse projeto que ele tem para tentar ser, se for possível nessa eleição, o prefeito de Curitiba – espero que não seja, espero que seja eu – mas ele poderá a vir a ser um dia prefeito de Curitiba.”
Ney Leprevost: “O Rafael Greca tem uma qualidade muito boa que é a memória. Ele tem uma facilidade muito grande de decorar informações e isso é louvável em um político.”
Ademar Pereira: “Um sonhador do passado.”
Requião Filho: “A capacidade de menestrel, de dourar a pílula e fazer um bom discurso. Tem uma retórica invejável.”
Gustavo Fruet: “Claro, com uma certa ironia, é o gosto dele por obras de arte e patrimônio histórico.”
Tadeu Veneri: “Respeito muito seu conhecimento. A cultura que ele demonstra, muito eclética.”
Maria Victoria: “É uma figura extraordinária, que já fez o seu trabalho, o seu papel, mas que não cabe mais para os dias atuais.”
Xênia Melo: “Culto.”
Elogios a Xênia Melo
Rafael Greca: “Tem uns lábios bonitos. E é boa cantora.”
Ademar Pereira: “Muito inteligente.”
Requião Filho: “A história de vida e de superação é incrível e merece todo o meu respeito.”
Gustavo Fruet: “Conheci mais agora. Acho que essas causas vão ganhar muita força.”
Tadeu Veneri: “Esforçada. Está cumprindo um papel nessa eleição. O PSol a gente respeita muito. E ela não se esconde atrás de clichês. Diz coisas que eleitoralmente não são convenientes, mas que são necessárias.”
Maria Victoria: “Uma guerreira, mãe de um menino que é uma graça, fazendo seu papel de frente de esquerda. Tem seu mérito.”
Ney Leprevost: “A Xênia eu conheci nessa campanha e tive uma empatia por ela. Acho muito bacana. Uma mulher guerreira, corajosa. Fui no debate da arquidiocese e ela estava debatendo com o filhinho correndo atrás. Uma guerreiraça, lutadora. É uma lutadora, gosto dela.”
Rafael Greca: “Tenta me imitar, e isso me seduz. Acho divertidíssimo. Copia até minhas frases. É uma delícia Até quando eu falo errado startup ele fala igual errado.”
Ademar Pereira: “Articulado.”
Requião Filho: “O Ney se mantém ficha limpa, segue firme em suas convicções e segue seu caminho. Eu gosto disso. Ele segue a mesma linha há um bom tempo.”
Gustavo Fruet: “É vocacionado para a vida pública. Já nasceu para o microfone. Acho que ele tem que definir ainda, qualificar com clareza os propósitos dele. Mas é vocacionado e tem um belo futuro pela frente.”
Tadeu Veneri: “Acho importante porque se assume ser extremamente conservador. Acho isso positivo.”
Maria Victoria: “Atua muito na Assembleia, principalmente na área da saúde. Concedeu muitas menções honrosas, inclusive a meu namorado. E faz um papel de cuidado à saúde e às famílias. Excelente legislador.”
Xênia Melo: “É um querido, me surpreendeu. Apesar de conservador, de termos diferenças claras com a cidade, ele é legal.”
Rafael Greca: “É um professor.”
Ademar Pereira: “Articulado. Conversa bem, fala bem.”
Requião Filho: “Corajoso.”
Gustavo Fruet: “Tem uma tradição fortíssima do pai dele e espero que aprenda muito com essa experiência.”
Tadeu Veneri: “Determinação para o futuro.”
Maria Victoria: “É um empresário do setor educacional como eu. Poderia contribuir bastante com uma visão moderna e tecnológica da cidade.”
Xênia Melo: “É um esportista. Até me chamou para fazer uma luva.”
Ney Leprevost: “É muito simpático, conheço há muitos anos, é uma pessoa do bem, positivo, pra frente, pena que não está disputando até o fim. Pode ter futuro na política como deputado federal talvez.”
Rafael Greca: “É um bom empresário, fez aquele centro de convenções bonito na Avenida das Torres.”
Requião Filho: “Respeito a indignação dele.”
Gustavo Fruet: “Um caso de sucesso na profissão e espero que aprenda muito sobre o realismo na política.”
Tadeu Veneri: “Tem feito propostas necessárias, ainda que eu não concorde com elas.”
Maria Victoria: “Um professor que está entrando na política com uma revolta que talvez não caiba neste momento, precisamos pregar a paz.”
Xênia Melo:
Xênia Melo: “Eu acho ele engraçado. Ele é pequenininho, tem uns trejeitos. Esses dias ele tava na sabatina tava rouco, parecia o Lula falando. Tava engraçado.”
Ney Leprevost: “É um professor, um educador muito bem-sucedido. É o que eu menos conheço, mas o parabenizo pela coragem de enfrentar uma eleição como essa, mesmo estando em um partido que tem pouquíssimo tempo para apresentar suas ideias.”
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS