Os números mostram que esta é a eleição mais disputada em Curitiba nos últimos 16 anos. Pela primeira vez desde 2000 os candidatos chegam à véspera do segundo turno em empate técnico: segundo o Ibope deste sábado, 51% dos curitibanos que pretendem votar em alguém votam em Greca; 49% votam em Ney.
A última vez que algo parecido aconteceu foi em 2000. Na época, Cassio Taniguchi e Angelo Vanhoni chegaram ao dia anterior ao segundo turno com 50% dos votos válidos cada. Taniguchi acabou se elegendo com 26 mil votos de diferença. Menos de três pontos porcentuais de diferença.
Em 2004, Vanhoni chegou ao segundo turno de novo, dessa vez contra Beto Richa. Mas ficou um pouco mais longe do eleito. Já na véspera, a pesquisa indicava vitória de Richa por 55% a 45%. Em 2008, Richa se reelegeria sem nem precisar de segundo turno, ficando com 77% dos votos válidos no primeiro turno, contra 23% de Gleisi Hoffmann.
Em 2012, Gustavo Fruet também chegou À véspera do segundo turno com a certeza de que ia ganhar. A pesquisa lhe dava 51% contra 38% de Ratinho Jr., resultado que foi mantido no dia seguinte nas urnas.
Metedologia: Pesquisa encomendada pela RPC ouviu 1.001 eleitores curitibanos entre 28 e 29 de outubro. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Registro no TRE Nº PR-00015/2016.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião