Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Polícia do Paraná matou mais do que a de qualquer estado dos EUA em 2017

A polícia paranaense mais uma vez causou mais mortes em confrontos do que qualquer polícia dos Estados Unidos. A Califórnia, estado com mais casos do gênero no ano passado, terminou 2017 com 162 mortes.

O Paraná ainda não tem o número fechado, mas só no primeiro semestre foram 144 casos. Em 2016, quando o primeiro semestre foi semelhante, com 149 casos, o ano terminou 253 mortes em confronto.

Depois da Califórnia, que tem quase 40 milhões de habitantes (perto de quatro vezes o total do Paraná), o segundo estado com mais mortes em confronto foi o Texas – bem abaixo, com 69 casos. Em terceiro vem a Flórida, com 58.

Leia mais: A horrível morte da “nova direita”

No primeiro semestre, o ritmo de mortes em confronto significou que a polícia do estado teve uma morte em confronto a cada 30 horas, mais ou menos.

Segundo levantamento do Washington Post, que acompanha durante todo o ano os casos de confronto e violência policial, os Estados Unidos como um todo tiveram 987 mortes causadas por policiais em 2017.

No Brasil, o estado de São Paulo sozinho, para se ter uma ideia, registrou 687 mortes em confronto com a polícia só nos nove primeiros meses do ano.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros