Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Por que os deputados gostam tanto de Nelson Justus?

Justus2

Nelson Justus foi denunciado por diversas irregularidades nos últimos cinco anos. Dificilmente algum deputado estadual paranaense apanhou tanto em público em tempos recentes.

Foi ele o presidente da época dos Diários Secretos – a investigação que mostrou um desvio de pelo menos R$ 200 milhões no Legislativo, segundo o Ministério Público. Agora, está sendo denunciado por inflar o gabinete da presidência com duas centenas de comissionados.

Mesmo assim, nada acontece com Justus na Assembleia. Em 2010, quando vieram a público as primeiras denúncias, ele escapou das punições. Até era mais fácil de entender: ele era o presidente, tinha o poder nas mãos.

Agora, a coisa é diferente. Primeiro, mesmo depois de tudo aquilo e das denúncias formais à Justiça, que fazem dele um réu, Justus continua sendo eleito presidente da CCJ. Já está no segundo mandato como líder da principal comissão da Assembleia.

Vieram novas denúncias, e ninguém quer julgá-lo. Ninguém quer condená-lo. Mas, afinal, por que os deputados gostam tanto de Justus?

Falando com os deputados, surgem algumas respostas:

– Justus é visto como um “bom parceiro”. “Se a mulher de um deputado está com problemas de saúde, algo assim, ele é o primeiro a ajudar”, diz um colega de Assembleia.

– Justus não foi condenado. A aposta dos deputados é que no dia em que houver uma primeira condenação judicial contra Justus, a situação dele se deteriora rapidamente (se é que esse dia virá). Antes disso, dá-se a ele o benefício da dúvida, por assim dizer.

– Justus é “um deles”. O velho corporativismo tem seu papel, claro.

– Justus é visto como “bom presidente”. “Ele conduz uma sessão muito melhor do que o Traiano, por exemplo. Ninguém tem dúvida disso”, diz um parlamentar. Por isso a escolha para a CCJ.

– Justus fez muitos favores. E muita gente é grata por isso. E sabe que deve a ele.

Siga o blog no Twitter.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.