O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, está mudando a legislação do município para permitir que uma moradora possa permanecer com seu porco de estimação. O caso causou comoção na cidade quando o porco Steven Bacon, mais conhecido como Estiven, foi levado embora e sua dona, a veterinária Fernanda Mathias, caiu no choro.
A lei de Ponta Grossa até hoje proíbe a criação de animais exóticos dentro de área urbana. Por isso, Estiven, um miniporco de um ano e dois meses, foi levado para um criadouro em São Paulo, depois de sua dona ter sido notificada sobre a irregularidade.
A população, porém, ficou ao lado do porquinho e sua dona, o que levou Rangel a lançar uma inusitada campanha, chamada “Devolvam o Estiven”.
“Pra ser sincero, não sei ainda quais serão as medidas [necessárias], mas, pessoal, concordo que o porquinho tem que ficar com quem o ama, e não posso desobedecer leis, portanto vamos ter que mudar isso aí na Câmara então. Mas já entro na Campanha desde já junto com todo mundo. DEVOLVAM o Estiven por favor!!!”, escreveu o prefeito.
Nesta segunda, Rangel enviou um projeto mudando a lei atual. O projeto prevê a possibilidade de permanência de animais exóticos em área urbana desde que não sejam destinados ao abate nem tragam problemas sanitários.
O prefeito disse que infelizmente não pode pedir regime de urgência no projeto, por se tratar de lei ordinária. Mas espera que os vereadores votem a medida ainda neste ano.
Siga o blog no Twitter.1
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS