A prefeitura de Curitiba começou a copiar com atraso a capital de São Paulo ao botar em funcionamento ontem a primeira faixa exclusiva de ônibus da cidade. Até este fim de semana, a faixa estava pintada mas não havia multas ou fiscalização. Mesmo com o sistema entrando em funcionamento agora, ainda é uma intervenção tímida: são 2,5 quilômetros na Rua XV de Novembro.
Gustavo Fruet e Fernando Haddad assumiram as respectivas prefeituras exatamente no mesmo dia, 1.º de janeiro do ano passado. Em São Paulo, até o fim de 2013, já havia 295 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Aqui, a “novidade” chega agora. Ok, temos canaletas, que são muito melhores. Mas esse sistema é dos anos 1970, e pouco tem sido feito para aumentar a extensão dessas faixas.
As faixas exclusivas são muito mais baratas e de fácil implantação. Basta ter tinta, um estudo técnico e boa vontade. E funciona: os ônibus ficam mais rápidos e, por consequência, podem atrair mais gente para o sistema. No entanto, é bom que Curitiba ponha mais velocidade nisso. Porque se o ritmo atual for mantido, serão menos de 10 quilômetros até o fim do atual mandato…
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS