Caso consiga mesmo viabilizar a sua candidatura à Presidência, o senador Alvaro Dias vai concorrer ao cargo mais alto do país justamente na época em que completará 50 anos de sua primeira eleição, para vereador. Alvaro foi eleito em 1968 e tomou posse no cargo em 1969.
Historiador de formação e radialista no dia a dia, em pouco tempo se cacifou e virou deputado estadual: nem chegou a completar o mandato de vereador. Em 1974 e 1978 foi o deputado federal mais votado do estado. E em 1982, numa eleição histórica, derrotou Ney Braga para o Senado.
Leia mais: Filha de Lerner será presidente do MON
Em 1987, virou governador com uma votação absurda, e depois, por não ter saído do cargo a tempo de se eleger senador, ficou sete anos sem mandato – parte dos quais como presidente da Telepar. Desde 1998, quando voltou ao Senado, não perdeu mais a cadeira. Mas fracassou em suas duas tentativas de voltar a ser governador.
Independente de conseguir ou não entrar na disputa nacional para valer, nesse meio século Alvaro fez história por aqui. Leia mais sobre a candidatura de Alvaro aqui. Veja algumas fotos da carreira do senador.