Caso consiga mesmo viabilizar a sua candidatura à Presidência, o senador Alvaro Dias vai concorrer ao cargo mais alto do país justamente na época em que completará 50 anos de sua primeira eleição, para vereador. Alvaro foi eleito em 1968 e tomou posse no cargo em 1969.
Historiador de formação e radialista no dia a dia, em pouco tempo se cacifou e virou deputado estadual: nem chegou a completar o mandato de vereador. Em 1974 e 1978 foi o deputado federal mais votado do estado. E em 1982, numa eleição histórica, derrotou Ney Braga para o Senado.
Leia mais: Filha de Lerner será presidente do MON
Em 1987, virou governador com uma votação absurda, e depois, por não ter saído do cargo a tempo de se eleger senador, ficou sete anos sem mandato – parte dos quais como presidente da Telepar. Desde 1998, quando voltou ao Senado, não perdeu mais a cadeira. Mas fracassou em suas duas tentativas de voltar a ser governador.
Independente de conseguir ou não entrar na disputa nacional para valer, nesse meio século Alvaro fez história por aqui. Leia mais sobre a candidatura de Alvaro aqui. Veja algumas fotos da carreira do senador.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS