Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Projeto de lei na Assembleia garante vaga em comissões para quem for “infiel”

Fernando Scanavacca. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo. (Foto: )
Fernando Scanavacca. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.

Fernando Scanavacca. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.

Os deputados estaduais paranaenses votarão nos próximos dias mais um projeto que facilita a infidelidade partidária. Pela proposta, que passou a tramitar em regime de urgência, os parlamentares que aproveitarem a “janela” de transferência poderão continuar nos cargos que têm nas comissões.

A janela permite que até 18 de março os políticos troquem de partido fingindo não haver a lei de fidelidade partidária. Ou seja: os partidos pelos quais foram eleitos não podem retomar seus mandatos. Pela lei paranaense, proposta por Fernando Scanavacca, as legendas também não poderão recuperar os assentos nas comissões. Isso por um ano.

Em tese, as comissões, que fazem parte relevante do trabalho legislativo, especialmente a CCJ, deveriam ser proporcionais à representação dos partidos, respeitando a vontade do eleitor. Não mais. Agora, os partidos só recuperarão parcialmente este poder em 2017.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.