Um projeto do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) pretende liberar a caça no Brasil. A proposta revoga a Lei de Proteção à Fauna, que proíbe a atividade no país, e cria regras para que a caça seja considerada legal.
Uma das ideias defendidas por Colatto é de que hoje há diversas espécies exóticas no Brasil que precisam ser controladas. Liberar a caça dessas espécies ajudaria a controlar a população e a evitar danos para a fauna e aflora nativas.
O deputado cita como exemplo o caso do javali europeu, única espécie cuja caça é liberada hoje no país, por determinação do Ibama. E pretende que esse raciocínio seja estendido para a liberação da caça de outros animais.
O projeto também propõe que sejam criadas “reservas cinegéticas” no país – ou seja, reservas particulares em que a caça é totalmente liberada, desde que não seja permitido o abate de espécies em extinção. Pelo projeto, 30% do lucro (não do faturamento) teria de ir para proteção da fauna nativa.
Além disso, mesmo nos casos em que a caça seguir ilegal, o deputado quer retirar da lei o agravamento da pena previsto hoje, que prevê o triplo da pena ou da multa quando um animal é morto durante caçada profissional.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS