O deputado federal paranaense Alfredo Kaefer (PSL) apresentou uma emenda a uma Medida Provisória permitindo que o governo aplique multas e até prisão para quem for reincidente em manter focos de mosquito Aedes Aegypti.
A emenda do deputado, apresentada à MP que permite a agentes sanitários entrar mesmo que à revelia em imóveis com suspeita de focos de dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito, como zika e chikungunya, prevê a aplicação de multa conforme já se faz em outras infrações.
O valor, segundo o deputado, poderia começar em torno de 10% de um salário mínimo, mas iria aumentando em caso de reincidência. E poderia levar o sujeito para a cadeia caso os fiscais verificassem que nada está sendo feito para solucionar o problema.
Kaefer diz que, para fazer seu projeto, se baseou em uma conversa com o ex-ministro da Saúde, Alceni Guerra. Segundo Alceni, ninguém no Brasil aderiu aos cintos de segurança enquanto o governo apenas fazia campanhas educativas. Só quando começou a se cobrar multa pesada as mortes no trânsito devido à falta de cinto diminuíram.
Já existem leis municipais e estaduais do gênero e no Congresso há outros projetos sobre o tema em tramitação.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro