Dificilmente vai passar. E pode ser que seja apenas uma ação para que o vereador ganhe vitrine e votos com base em uma proposta sem chance de prosperar. Mas o fato é que a ideia faz sentido. Projeto do vereador Cacá Pereira (PSC) defende que quem não conseguir vagas nas creches de Curitiba tem direito a receber um auxílio em dinheiro para bancar uma creche privada com o valor.
O auxílio, segundo o projeto, seria de R$ 350 por criança. E serviria para aliviar o drama de quem não consegue a vaga no sistema público (reconhecidamente deficitário), nem tem dinheiro para pagar pelo serviço privado. Vários casais passam pela situação e, sem ter com quem deixar os filhos pequenos, são prejudicados no trabalho, justamente a fonte de renda necessária para pagar o restante das coisas.
A prefeitura há anos vem lutando contra o déficit de vagas, que na última eleição foi estimado em 15 mil. E a atual gestão conseguiu ampliar a oferta. Mas ainda não é suficiente. Como se trata de um direito dos cidadãos, faria todo sentido que houvesse uma indenização que garantisse que o direito fosse obtido de outras maneira.
No entanto, como a proposta cria custos para o Executivo e isso sempre impede a aprovação de projetos originados na Câmara, certamente o destino da proposta será a gaveta. Resta ver se a prefeitura verá a ideia com bons olhos e a assumirá, apresentando proposta semelhante. Do ponto de vista social, seria excelente. Do potno de vista financeiro, um problemaço a mais para a gestão de Gustavo Fruet (PDT).
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS