Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Projeto tira poder de deputados fazerem populismo

Quem acompanha as sessões da Assembleia Legislativa sabe que os deputados estaduais têm alguns jeitos clássicos de conquistar votos com projetos. Dão títulos de cidadania honorária, pedem ambulâncias e viaturas policiais para cidades e declaram instituições como sendo de “utilidade pública”.

As declarações de utilidade pública são tão comuns que é difícil achar um dia em que a pauta de votações não tenha três ou quatro propostas do gênero. Servem, basicamente, para garantir certas isenções a instituições que, em teoria, fazem trabalhos sociais pelo estado.

Agora, os deputados vão votar um projeto de Antonio Wandscheer (PT) que pode passar a atribuição de declarar as instituições como de utilidade pública para o Executivo.

A ideia, diz o deputado, é que o governo, como tem funcionários para isso, poderia checar se a instituição escolhida realmente funciona. E se realmente faz o trabalho social que diz fazer.

Parece uma boa notícia. Acaba a possibilidade de se aprovarem isenções para quem não merece e ainda diminui a chance de os deputados fazerem populismo fácil, especialmente no interior do estado.

Resta saber se o Executivo, por outro lado, teria interesse em ficar concedendo benefícios a tantas instituições. Mas é claro que os próprios deputados vão fazer seu lobby para que quem merece acabe recebendo o que tem direito.

Siga o blog no Twitter.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.