Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Quando a mídia dificulta carreira do corruptor

urnaeletronica

Um estudo interessante de três professores norte-americanos, liderados pelo pessoal de Harvard, mostra que a mídia local tem mais chance de tirar votos de políticos corruptos do que a mídia nacional de um país. Os professores Horacio A. Larreguy, John Marshall e James M. Snyder Jr. avaliaram casos de corrupção e eleições no México e chegaram a essa correlação.

“Nós descobrimos que os eleitores punem o partido de prefeitos que cometeram desvios, mas somente nos distritos eleitorais cobertos por emissoras locais (que transmitem a partir do município). Quando se acrescenta uma emissora de rádio ou de televisão reduz-se a parcela de votos do partido que está no poder e que se mostrou corrupto em 1 ponto porcentual, e reduz a parcela de votos que se revelou que desviou recursos para projetos que não beneficiam os pobres em cerca de 2 pontos porcentuais.

Também mostramos que essas sanções eleitorais persistem: na eleição seguinte, a parcela de votação do partido que está no poder continua a ser reduzida em proporção semelhante… No entanto, não encontramos efeitos de emissoras baseadas em outros municípios.”

Quem quiser pode ver o artigo inteiro clicando aqui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.