Com a chegada das convenções, que começam em três semanas, finalmente deve começar a ficar claro quem realmente é candidato ao Senado e quem estava apenas blefando para conseguir mídia. A aposta dos partidos é que haja pelo menos três desistências nos próximos dias.
Atualmente, há uma boa dúzia de candidatos ao Senado no Paraná. Algumas candidaturas parecem irreversíveis, principalmente as dos ex-governadores (e em certo sentido favoritos) Beto Richa e Roberto Requião. A pergunta é quem realmente gastará cacife para enfrentá-los.
A candidatura que parece mais firme dentre as dos deputados federais é a de Alex Canziani, que aposta no segundo voto de Beto Richa.
Os outros dois federais estão em situações bem diferentes: Christiane Yared aparentemente quer mesmo sair, mas a dúvida é se não será enquadrada pelo PR, que prefere um pássaro na mão (ela eleita deputada) do que dois voando.
Já Takayama, outro nome ligado a Ratinho Jr., segundo a leitura de muitos, estaria apenas surfando na pré-candidatura para botar seu nome em evidência. Mas, no fim das contas, deve mesmo sair para deputado novamente.
Leia mais: Com arrocho de Beto Richa, funcionalismo já perdeu um salário por ano
Quem já praticamente admitiu que está fora da disputa é Ney Leprevost, que deve trocar a Assembleia por Brasília, mas como deputado.
Com essas possíveis desistências, Ratinho ficaria livre para negociar as vagas para o Senado com outros partidos – talvez até colocando empresários nas vagas, o que ajudaria em seu discurso. Uma aposta forte é em Fernando Francischini, que aparentemente está mesmo disposto a ir em frente com a candidatura.
A grande dúvida é quem ficará na chapa de Osmar Dias. A aposta é em Roberto Requião, mas os dois ainda não se acertaram. Se não for Requião, Gustavo Fruet assumiria o risco de uma campanha difícil como essa? Até faria sentido, porque se ele perder, bota o nome lá em cima para disputar a prefeitura de novo.
Tudo a ser decidido nos próximos dias.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS