Sabe-se que sempre uma eleição é preparação para a próxima. Assim, a eleição de 2014, além de decidir os cargos que estão em jogo, pode ajudar a moldar também a eleição municipal de 2016.
No caso do Paraná, a principal disputa é sempre por Curitiba, a principal cidade, com quase dois milhões de habitantes. Por aqui, a única certeza é a candidatura de Gustavo Fruet (PDT), que tentará a reeleição. Deve ter apoio do PT e do PV.
A grande dúvida, por outro lado, é sobre quem representará o grupo de Beto Richa (PSDB). Na última eleição, quem representou o grupo foi Luciano Ducci (PSB). No entanto, como não deu muito certo, é difícil que a tática se repita.
Ratinho Jr. (PSC), que aderiu ao grupo, parece ter mais interesse em esperar e ser candidato ao governo do estado em 2018. Quem sobra?
Os deputados que se saírem melhor em Curitiba, tanto na disputa para federal quanto para estadual, serão os primeiros na fila. Mas, claro, quem decidirá, no fim das contas, é Richa, que tem comandado o grupo na base da escolha pessoal.