Recentemente, a vereadora Julieta Reis (DEM) tomou um baile das cachorreiras de Curitiba. Apresentou um projeto que provocou a fúria da comunidade que, enraivecida, fez a vereadora recuar.
De lá para cá, vendo que os bichinhos estão ganhando mais defensores do que qualquer outra causa na cidade, os políticos da cidade andam que é só cuidados com os animais.
O prefeito Luciano Ducci (PSB) mandou duas mensagens: uma, colocando punições para maus-tratos a animais; outra, disciplinando o comércio de bichinhos na cidade, e até a doação.
Recentemente, o vereador Jair Cezar (PSDB) inventou de propor um hospital público para animais — mais ou menos como um SUS, financiado por todos os contribuintes.
Agora, é o vereador Professor Galdino (PSDB) quem entrou na onda. Fez um requerimento pedindo a aprovação das punições para quem maltrata os bichinhos. Quer “punição exemplar” para quem desrespeitar as regras.
“A sociedade está cada vez mais repudiando atitudes que atentem contra o bem-estar e a dignidade dos animais. Há um clamor popular para que aqueles que não respeitam a vida sejam exemplarmente punidos”, disse Galdino.
Não há causa humana que tenha recebido a mesma atenção dos vereadores em tempos recentes. E faz sentido, do ponto de vista eleitoral. É só aparecer uma defesa dessas que logo surgem eleitores dizendo que o voto no vereador tal está garantido…
Siga o blog no Twitter.