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Que as contas de campanha dos candidatos são sempre suspeitas é de conhecimento público. Nos últimos anos não foram poucos os casos de caixa dois que vazaram – imaginem os que continuam ocultos até hoje.

Mas não são apenas as doações feitas por baixo dos panos que disfarçam o quanto se gasta realmente em uma campanha política. E às vezes parece que até mesmo dinheiro público pode estar disfarçadamente sendo usado para eleger esse ou aquele candidato.

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As contas públicas do governo do estado referentes a 2012 dão um exemplo disso. Reportagem da Gazeta do Povo desta sexta, baseada em informações oficiais prestadas pelo governo do Paraná ao Tribunal de Contas do Estado, afirma que o gasto com publicidade subiu 668% em 2012. Ou seja, em um ano eleitoral.

O número absoluto também impressiona: foram R$ 106 milhões investidos em propaganda da gestão de Beto Richa. Isso em um momento em que o governador e seus secretários iam a público com frequência para dizer que não havia dinheiro em caixa para obras e contratações importantes.

Basta puxar pela memória para lembrar que o segundo semestre do ano passado foi recheado por exibições do filmete do governo do estado sobre as Unidades Paraná Seguro: aquele maravilhoso instrumento de pacificação que pois dois PMs em cada um dos bairros mais violentos da cidade.

Isso acontecia no mesmo momento em que Luciano Ducci, aliado de Richa, disputava a prefeitura da capital. E no mesmo momento em que centenas de candidatos ligados ao governo do estado disputavam prefeituras do interior.

Lembremos que Richa diz que é impossível governar o Paraná com a situação de caixa atual e que está pedindo R$ 1,7 bilhão em empréstimos de v[árias instituições. É ficar de olho em quanto o governo gastará em propaganda de si mesmo daqui até a eleição de 2014.

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Depois não adianta falar que faltou dinheiro para o resto.

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