O governo do Paraná anunciou nesta terça em Diário Oficial que poderá gastar até R$ 120 milhões entre setembro deste ano e setembro de 2018 com publicidade. O contrato vence menos de um mês antes das eleições do ano que vem. O valor será dividido entre as várias agências que venceram a última licitação da Secretaria de Comunicação.
O valor, segundo cálculo do Livre.Jor, equivale a R$ 328 mil por dia. É o equivalente à construção de 60 creches, com vagas para 150 crianças cada. O valor também é equivalente a tudo que o governo conseguiu tirar de lucro da Copel em 2017, depois de aumentar de 25% para 50% a distribuição de lucros da companhia.
Os R$ 120 milhões, por se tratar de ano eleitoral, têm de respeitar obrigatoriamente a média de gastos com publicidade que o governo vem fazendo nos últimos anos – a lei proíbe um aumento acentuado na véspera do período eleitoral.
Isso significa que o governo do Paraná pretende encerrar o segundo mandato de Beto Richa com aproximadamente R$ 480 milhões investidos em propaganda, pelo menos. Em 2016, entre janeiro e dezembro, a gestão estadual gastou R$ 131 milhões com publicidade institucional, por exemplo.
Curiosamente, no segundo mandato de Richa, em que o governador apertou os cintos e tanto reclamou de falta de dinheiro, o governo vem gastando muito mais em publicidade, na comparação com seu primeiro período. No ano final do primeiro mandato, por exemplo, o gasto foi de R$ 92 milhões.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião