Uma das mágicas feitas pelos candidatos durante o processo eleitoral é dar uma ligeira modificada na verdade para satisfazer a suas necessidades. Às vezes, nem chega a ser uma mentira: trata-se de contar uma verdade parcial, escondendo aquilo que não interessa. No Brasil, isso ficou conhecido como Máxima de Ricupero, graças à ingenuidade do ex-ministro Rubens Ricupero que se deixou gravar dizendo que “O que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde”.
Nesta quinta-feira, a Gazeta do Povo publicou um relatório extenso e complexo sobre o governo de Beto Richa. Foi feito com 137 compromissos assumidos por Richa em 2010. Na época, o levantamento das promessas foi feito pela brilhante colega Rosana Félix. A mim, coube agora ver (em mais de um mês de trabalho) o que tinha acontecido em cada área.
O resultado é claro. 47% (houve uma única correção) foram cumpridas. E 24% foram descumpridas. Os outros 29% caem num meio termo: é o caso de uma obra que foi licitada mas não está pronta, de uma meta numérica que andou mas não foi atingida, de uma melhoria que ocorreu apenas em parte. Demos a isso o selo de “Parcialmente cumprido”.
No mesmo dia, os três principais candidatos deram sua versão para a matéria. E, como era de se esperar, nenhum dos três foi fiel à realidade.
Richa enviou um e-mail para a imprensa dizendo que 76% das metas foram cumpridas. Somou para isso as cumpridas e as parcialmente cumpridas. Ora, uma meta parcialmente cumprida não foi totalmente cumprida, por óbvio, e não devia estar na soma.
Requião pôs no Facebook que Richa descumpriu 50% das promessas. Um arredondamento que exige que você considere as metas parcialmente cumpridas como descumpridas, o que representa um exagero para o outro lado, já que naqueles casos pelo menos algo foi feito.
Gleisi foi na mesma balada de Requião, e disse por exemplo que na área de segurança Richa descumpriu 17 dos 25 compromissos. Na verdade, pelo balanço divulgado, descumpriu 12 e cumpriu 5 parcialmente.
Claro que todos, para dar credibilidade a seus números mágicos, dão crédito à Gazeta do Povo. Repetindo: nenhum dos três pode dizer que esses números são da matéria da Gazeta. Estão todos errados. Mas quem disse que eles se importam em respeitar os fatos, não é mesmo?
Dos nove principais temas apresentados em 2010, um deles dispara na lista do que Beto não fez. Das 25 promessas para melhorar a Segurança, o atual governador não cumpriu 17.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS