O atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve se reeleger já no primeiro turno nesta quinta-feira. A avaliação é de deputados federais experientes ouvidos pelo blog. Eles imaginam que Maia deva ter pouco mais de 300 dos 513 votos possíveis.
Rodrigo Maia foi escolhido em 2016 para preencher um mandato-tampão depois da queda de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atualmente preso por crimes investigados na Lava Jato. Agora, concorre a um mandato inteiro pela primeira vez. Seu principal adversário é Jovair Arantes (PTB-GO).
A votação para a presidência da Câmara é secreta. Em tese, pode haver dois turnos, mas só os mais fiéis partidários de Jovair a essa altura acreditam que ele consiga votos suficientes para forçar uma segunda votação. Para isso, precisaria que outras candidaturas, como a de Rogério Rosso (PSD-DF) tivessem roubado mais votos de Maia.
Na condição de presidente da Câmara, Maia também será o primeiro nome da linha de sucessão presidencial até o final do mandato de Michel Temer (PMDB), no final de 2018.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS