Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Rossoni e Traiano deporão no caso da “sogra-fantasma”

Traiano-Albari

Dois deputados do PSDB paranaense deverão depor nos próximos dias no processo que tem o secretário Ezequias Moreira como réu no Tribunal de Justiça do Paraná. O atual presidente da Assembleia, Ademar Traiano, e o seu antecessor Valdir Rossoni, que hoje é deputado federal, receberam cartas da Justiça para escolher a data de seus depoimentos.

O pedido de estabelecimento da data foi feito pelo desembargador Luís Carlos Xavier, relator do caso conhecido como “sogra fantasma”. Conforme explica o próprio desembargador em seu despacho, Ezequias, que é secretário de Cerimonial no governo Beto Richa (PSDB), é acusado de usar funcionário fantasma na Assembleia Legislativa, “em tese, enriquecendo-se ilicitamente no montante de R$ 539.414,59”.

No cível, Ezequias fez acordo para devolver o dinheiro. No criminal, como virou secretário de Estado, ganhou foro especial. Agora, as testemunhas estão sendo ouvidas.Segundo o desembargador, caso Rossoni e Traiano não digam em 30 dias quando pretendem ser ouvidos, ele mesmo determinará uma data, já que a prerrogativa dos deputados de escolher quando querem ser ouvidos não pode atrapalhar a celeridade do processo.

No despacho que assinou em 20 de julho, o desembargador também anunciou duas outras decisões. Rejeitou um pedido para que o processo contra Ezequias seja interrompido até que um habeas corpus em seu favor tramite em julgado; e decretou que o depoimento do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que já foi tomado, está valendo – a defesa queria anulá-lo.

Ainda não há prazo para que o processo se encerre. Além dos deputados, a Justiça também deverá ouvir nos próximos dias o vice-prefeito de Cascavel, Maurício Theodoro Querino.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros