O novo chefe da Casa Civil do governo Beto Richa (PSDB), Valdir Rossoni (PSDB), tomou posse nesta segunda-feira já desagradando a diversos deputados da base governista. Sinal disso foi que nem o líder nem o vice-líder do governo compareceram ao evento de posse.
Rossoni tem problemas com os deputados por vários motivos. Um deles é o de sempre: os adversários regionais temem perder votos para ele, que volta a ocupar posição central na política paranaense. Outra é sua atuação na Assembleia: quando foi presidente, Rossoni criou várias inimizades com seus pares.
Entenda quem está insatisfeito com Rossoni e o porquê.
Luiz Claudio Romanelli (PSB)
O atual líder do governo Richa tem dito que sua relação com o novo chefe da Casa Civil é boa. Nos bastidores, sabe-se que não é bem assim. Romanelli não queria a volta de Rossoni ao Paraná e parece ter deixado isso claro para o governador. A situação só piorou depois que Rossoni “roubou” Stephanes Jr., deputado que iria ao PSB junto com Romanelli e acabou indo para o PSDB.
Ademar Traiano (PSDB)
Embora sejam do mesmo partido e joguem juntos no apoio a Richa, Traiano e Rossoni há muito não se dão bem, até pelos estilos diferentes no comando da Assembleia. Os dois ficaram um ano sem se falar direito.
Hussein Bakri (PSD)
Deputado de União da Vitória, Hussein tem uma disputa antiga com Rossoni. Para tentar acalmar os ânimos, Richa convocou uma reunião entre os dois. Rossoni teria se comprometido a não prejudicar o deputado em sua base eleitoral. Logo em seguida porém, foi à cidade e lançou um candidato a prefeito, desagradando de vez o rival.
Nelson Justus (DEM)
Talvez o maior desafeto de Rossoni na Assembleia, foi o presidente que teve sua gestão devassada no caso dos Diários Secretos. Não perdoa Rossoni por sua postura quando foi seu sucessor. Como presidente da CCJ, continua tendo poder para influenciar alguns deputados a seguirem suas posições.
Alexandre Curi (PSB)
Primeiro secretário da Assembleia na época dos Diários Secretos, tem bronca menor com Rossoni, mas também não se poderia dizer que são melhores amigos.
Eduardo Sciarra (PSD)
O ex-deputado federal não está na Assembleia, mas é presidente do PSD, que tem a segunda maior bancada na Casa. E não ficou feliz ao ser substituído por Rossoni.
Ratinho Jr. (PSD)
Secretário de Desenvolvimento Urbano e deputado eleito, Ratinho comanda as bancadas do PSD e do PSC, somando 15 deputados, quase um terço da Assembleia. E também pode ter encarado a nomeação de Rossoni como uma retaliação à sua jogada de se unir a Sciarra no PSD.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS