Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Rumo à eleição: nanicos podem decidir; Alvaro perde de Haddad; a loucura da Veja

Priscila Ebara. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo. (Foto: )

Nanicos decisivos
Numa coisa Ricardo Barros (PP) tinha razão. Quando soube que Osmar Dias (PDT) pediu o boné, o marido e articulador político de Cida Borghetti (PP) tratou de arranjar mais candidaturas para aumentar o cardápio do eleitor. Por poucos votos que fizessem, podiam ajudar a forçar um segundo turno. E a coisa está de tal jeito que os votinhos de qualquer Priscila Ebara (PCO) podem mudar a história da eleição.

De lavada
Agora, uma coisa é conseguir levar a eleição para segundo turno. Outra é ganhar quando chegar lá. Por enquanto, segundo o Ibope, Ratinho Jr. (PSD) nada de braçada, ganhando de Cida por 56% a 24%. Com João Arruda (MDB), o passeio é ainda maior, com Ratinho fazendo 60% a 20%. Claro: se o eleitor vê que os outros têm chance de ganhar (e aí há tempos de tevê iguais, por exemplo) a coisa bem pode mudar.

Leia mais: Vitória de Bolsonaro confirma tradição de voto antidemocrático de direita no Paraná

Aprovada, mas nem tanto
Outro dado do Ibope que passou meio batido. Apesar de a candidatura Cida ter apoio de apenas um a cada seis eleitores, sua gestão é aprovada por 44% dos entrevistados pelo instituto. Ou seja: para o paranaense ela não vai mal, mas também não empolga.

Alvaro não resiste
Na presidencial, o Ibope mostrou que nem no Paraná Alvaro Dias (Podemos) conseguiu se manter no topo. O candidato, que chegou a empatar com Jair Bolsonaro (PSL) no topo, agora não iria nem para o segundo turno no estado. Foi ultrapassado por Fernando Haddad (PT).

Pela internet
Para quem quiser estudar mais a fundo o fenômeno Bolsonaro, que pode se eleger presidente com um nanossegundo de tevê, um dado crucial do Ibope paranaense. Para 37%, uma das principais fontes de informações para decidir o voto são conversas com amigos e parentes. Para 12%, os blogs entram na lista. Para 22%, os portais de notícia. E para 19%, as redes sociais.

Chatice metodológica
O Ibope ouviu 1.204 pessoas entre 24 e 26 de setembro a pedido da RPC . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

Nem baixou, nem acabou
Roberto Requião (MDB) usa tudo que pode (redes sociais, horário na tevê) para bater no pedágio, crítica que já ajudou a elegê-lo governador duas vezes. Segundo ele, agora “fica claro” porque ele não conseguia mexer neste vespeiro.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Diálogo e governabilidade

Doideira
A ex-jornalista Joice Hasselmann (PSL), hoje candidata a deputada federal, é acusada de plágio por dezenas de profissionais do Paraná. Agora inventou que Veja recebeu R$ 600 MILHÕES para detonar Jair Bolsonaro. Em dinheiro vivo. As malas de Geddel teriam de ser multiplicadas por 12. Decerto ela imagina 20 estivadores do Porto de Santos entrando com as malas discretamente no prédio da Abril.

Regressiva

Faltam 9 dias para o primeiro turno.

Faltam 30 dias para o segundo turno.

O Brasil se livra de Michel Temer em 95 dias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros