Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Rumo à eleição: Ratinho vai bem entre os pobres; a candidata vermelha tem voto

Pobres…
Uma análise mais detalhada dos números do IRG/Bem Paraná mostra que Ratinho Jr. (PSD) deve boa parte de sua boa situação eleitoral aos mais pobres e menos escolarizados. Entre os eleitores que só têm o fundamental, o deputado tem 47,1% das preferências. Cai quase 10 pontos entre os formados no ensino superior: 38,5%.

… e oprimidos
No critério de renda, a perda conforme sobe a régua chega a um terço dos votos: Ratinho cai de 51,6% entre quem recebe até dois salários para 34,8% entre os eleitores com renda superior a cinco salários.

High society
Há candidatos que fazem exatamente o percurso oposto. João Arruda (MDB), por exemplo, quase duplica seus votos conforme sobe a renda. Começa em 5,8% nos mais pobres e passa de dois dígitos (10,1%) entre os eleitores que ganham acima de cinco salários. Dr. Rosinha (PT) vai na mesma balada, saltando de 3,1% para 5,9%.

Os vermelhos
Uma curiosidade a mais na pesquisa. Quem seriam os 0,3% de eleitores que declararam voto em Priscila Ebara, a candidata do PCO? Com meia dúzia de filiados, o Partido da Causa Operária jamais teve candidato no Paraná. O melhor desempenho de Priscila foi na região Noroeste, de Maringá, com 1,2% dos votos.

Formalidade
A pesquisa do IRG foi encomendada pelo jornal Bem Paraná. Foram ouvidos 1.250 eleitores entre os dias 9 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no TRE tem o número 09806/2018.

Flopou
Enquanto o IRG está nas ruas, a pesquisa da Radar mais uma vez foi para o espaço. Impugnada, não pode ser divulgada. É a terceira vez que o instituto sofre revés deste gênero no ano.

Bancada radical
Fernando Francischini (PSL) ficou feliz da vida com o primeiro lugar em duas categorias no Prêmio
Congresso em Foco. Acha que a mídia positiva pode ajudar sua votação. E, por tabela, ajudar na eleição de uma bancada bolsonarista no Paraná.

Nome aos bois
Entre os aliados de Bolsonaro que têm mais chances de chegar à Assembleia, o partido cita o delegado Fernando Martins, de Umuarama, o atual deputado Missionário Ricardo Arruda, o empresário Luiz Guerra, de Pato Branco, e o PM Do Carmo, hoje vereador em Maringá.

Bronze
Alvaro Dias (Podemos) também acabou levando prêmios do Congresso em Foco, entre eles o terceiro lugar geral na categoria “Melhor Senador”, escolhido pelo público.

Regressiva

Faltam 53 dias para o primeiro turno da eleição.

Faltam 138 dias para o fim dos governos de Michel Temer e Cida Borghetti

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.