| Foto:
CARREGANDO :)

O movimento pela redução dos salários dos vereadores vai ganhando alguns adeptos em Curitiba – embora ainda pareça bem longe de ser uma demanda que atraia multidões. Mas o assunto vale a pena: o salário hoje, de pouco mais de R$ 13 mil, é alto demais?

Uma outra pergunta deveria ser feita: como evitar os supersalários dos servidores da Câmara? Talvez essa pergunta seja ainda mais premente do que a dos salários dos próprios vereadores. Eles custam mais. E são em maior número.

Publicidade

Levantamento feito quando a Câmara liberou as informações sobre os salários que paga aos seus, em finais de 2012, mostrou que havia 97 pessoas no Legislativo de Curitiba recebendo mais do que os próprios vereadores.

Segundo Paulo Salamuni (PV), à época presidente e hoje líder do prefeito, o problema é que os funcionários entraram há muito tempo e foram se enquadrando em várias das 55 (isso mesmo, 55) vantagens, gratificações e abonos oferecidos pela Casa.

No caso dos que já recebem isso, é difícil rever. Embora pareça estranho e às vezes, irrite aos cidadãos, tudo foi feito legalmente. Mas é importante rever as regras para garantir que não se vão criando novos supersalários que serão pagos por décadas e décadas.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

Publicidade