Líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Nereu Moura acusou a Sanepar de bancar uma viagem de luxo a vários funcionários da estatal em novembro do ano passado. O deslocamento de 66 pessoas até Aracaju (Sergipe) se deveu à participação da estatal no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O custo: R$ 158,3 mil.
Da tribuna do plenário nesta quarta-feira (14), o parlamentar destacou que a companhia não vem aliviando para a população. Lembrou que a Sanepar encaminhou à agência reguladora do estado (Agepar), antes do carnaval, proposta para aumentar a tarifa de água e esgoto – o índice do reajuste ainda não foi divulgado. Destacou ainda uma redução, no ano passado, do volume mínimo de água cobrado mensalmente dos consumidores residenciais – de dez para cinco metros cúbicos. Apesar de a população pagar por metade da água, a economia ficou em apenas 10%.
LEIA TAMBÉM: Deputados de Richa rejeitam abrir dados do Paraná Competitivo
Frisando que a premiação foi em uma “cidade turística” para uma “solenidade da gala”, Nereu afirmou que a Sanepar “não abriu mão de torrar o dinheiro público no litoral nordestino”. “Esse governo brinca com a população, sem um pingo de vergonha”, atacou.
Procurada por meio da assessoria de imprensa, a empresa informou que a viagem até a Aracaju não foi feita a passeio. Segundo a estatal, foram apresentados diversos cases de sucesso no maior prêmio de saneamento da América Latina. A companhia reforçou ainda que os gastos foram devidamente informados ao Tribunal de Contas do Estado e que participaram do evento 66 funcionários dos 7 mil da Sanepar. Ao todo, 20 unidades da empresa foram premiadas em Aracaju.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS