Caso se confirme a denúncia de Marcelo Odebrecht de que o ex-presidente Lula recebeu R$ 13 milhões entre 2012 e 2013, há um detalhe cronológico curioso na história. Esse foi exatamente o período em que o PT estava sendo julgado no Supremo Tribunal Federal pelo caso do mensalão.
Rememorando: o escândalo do mensalão estourou em 2005. E foi a primeira grande denúncia de corrupção do governo petista, ainda na primeira gestão de Lula. Mas o caso só chegou a ser julgado sete anos depois, já no primeiro mandato de Dilma Rousseff.
É improvável que o pagamento, caso tenha existido, tenha relação direta com o julgamento. Mas mostraria sem sombra de dúvida que o petismo não tinha aprendido nada com o escândalo inicial e que continuava com as mesmíssimas práticas mesmo durante o julgamento que levou seus primeiros magnatas para a cadeia.
O pagamento, caso tenha de fato ocorrido – e aqui é preciso lembrar que por enquanto só o que se tem é uma denúncia de um empresário preso e que assinou acordo de delação premiada – revelaria além de tudo um primarismo tremendo do partido: quem poderia imaginar o líder máximo da legenda, o ex-presidente da República fazendo pessoalmente esse tipo de negociação?
O PT, no mínimo, deveria ter se preocupado em blindar seus líderes. Na época, em 2012, já tinha ficado claro que mesmo sem participação direta no esquema, líderes como José Dirceu e José Genoino estavam sendo presos, com base na teoria de que não podiam deixar de saber daquilo.
Se Lula recebeu mesmo o dinheiro pessoalmente, além de ter praticado corrupção agiu como um tolo quando o país todo estava de olho da ética dele e de seu partido.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS