A Estre, empresa que gerencia o aterro onde hoje é depositada a maior parte do lixo de Curitiba e região, conseguiu mais dois anos de contrato para continuar fazendo o serviço. A renovação foi assinada nesta primeira semana de outubro e a permissão está válida até outubro de 2015.
Nesta quinta-feira, a prefeitura de Curitiba e outras cidades que fazem parte do consórcio que gerencia o lixo da região decidiram revogar o edital de licitação que escolheria o aterro permanente da cidade e a empresa que o gerenciaria. O processo, iniciado há seis anos, estava travado na Justiça.
Com isso, até que se faça uma nova licitação e seja escolhido o vencedor, a Estre tem tudo para dominar sozinha o mercado. Ela cobra R$ 57 por tonelada enterrada em seu depósito. A região gera 2,5 mil toneladas por dia. Potencial para R$ 142 mil por dia.
As autoridades dizem que outros aterros podem se cadastrar e concorrer com a Estre a qualquer momento. O contrato é apenas uma permissão para que a empresa atue, mas não garante exclusividade.