Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Senado discute, de novo, o voto impresso

urna eletrônica

O Senado retoma nesta terça-feira uma discussão que é ao mesmo tempo importante e inútil. A pedido do senador João Capiberibe (PSB-AP), a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática vai discutir a possibilidade de haver voto impresso em 2014.

O projeto que está em debate é de Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Ele quer derrubar uma outra proposta que previa o voto impresso no ano que vem. Alega que isso causa filas, que atrapalha a votação, que os testes da Justiça Eleitoral não foram bem…

No entanto, nem é o caso de Azeredo se preocupar. O Supremo Tribunal Federal já declarou que leis desse tipo, prevendo a impressão do voto, são inconstitucionais. E pelo menos num futuro previsível a urna não vai ter impressora, a não ser em unidades para teste.

O problema, segundo o STF, é que o sistema poria em risco o sigilo do voto. O que é curioso, já que a proposta é que a urna imprimisse automaticamente o voto e ele caísse em uma urna sem passar pelas mãos de ninguém. Apenas para fins de recontagem.

Hoje, lembrando, não há como recontar os votos em caso de dúvida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.