Uma ferramenta bastante interessante para quem quer acompanhar melhor os trabalhos da Câmara Federal foi desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. O site Quem me Representa? permite que você descubra se o deputado que você ajudou a eleger – ou que representa sua região – está votando de maneira que você acha que deveria estar votando.
A plataforma é simples e fácil de usar: você responde como votaria em projetos ou destaques de projetos importantes do primeiro semestre. Suas respostas são cruzadas com os resultados das votações e a ferramenta rankeia automaticamente os deputados por ordem de “afinidade”. Você pode filtrá-los por estado ou procurar por nome.
Andryw Marques, mestre em Ciência da Computação e um dos três desenvolvedores do site, diz que a intenção é seguir atualizando assim que novas votações acontecerem. Como a legislatura ainda está no começo, alguns deputados votaram em poucos projetos, o os torna pouco “avaliáveis”. Um exemplo é o paranaense Takayama (PSC), que sofreu um infarto no primeiro semestre e estava de licença médica. Ele votou em apenas uma ocasião analisada.
O projeto surgiu em uma Hackfest promovida pelo Laboratório Analytics, da UFCG. Outro site interessante para quem se interessa por política, o House of Cunha, foi desenvolvido na mesma ocasião. Ele analisa as votações dos deputados e compara com os posicionamentos de Eduardo Cunha, para saber quem se aproxima e quem se distancia do presidente da Câmara. Vale conferir.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS