Os governantes dizem que não fizeram nada de ilegal. Apenas solicitaram o que a lei paranaense permitia. E se defendem dizendo que não houve contribuição porque não é uma aposentadoria, mas uma “verba de representação”. No entanto, se o STF decidir do mesmo modo em todas as ações que tramitam por lá, referentes a diversos estados, todas movidas pela OAB, a aposentadoria deles vai água abaixo.
1- Roberto Requião
Em tese, pela lei paranaense, Requião poderia receber a aposentadoria já desde o fim de sua primeira gestão, em 1994. Na época, porém, decidiu não pedir o benefício. Ficou apenas com o salário de senador. Em 2010, quando terminou seu terceiro mandato de governador, pediu a aposentadoria e passou a receber, mesmo tendo simultaneamente o pagamento do Senado.
2- Mario Pereira
Assumiu o governo por apenas nove meses, no fim da primeira gestão de Roberto Requião no governo. Requião saiu para ser candidato ao Senado e, com isso, garantiu o benefício a seu vice pelos últimos 21 anos.
3- Jaime Lerner
O ex-governador recebe o benefício desde que terminou seu segundo mandato à frente do governo do estado, em 2002. Assim como os outros, quando teve o benefício ameaçado pela decisão de Beto Richa de cortar o pagamento a quem governou depois de 1988, foi à Justiça. E continuou recebendo até hoje.
4- Orlando Pessuti
Assim como Mario Pereira, assumiu o governo quando o titular, Roberto Requião, deixou o Palácio Iguaçu para se candidatar ao Senado. Governou por nove meses e já recebe o benefício há quatro anos.
Há outros ex-governadores que recebem a aposentadoria. E viúvas de governadores. Mas como se trata de pessoas que governaram antes de 1988, eles não devem ter o benefício cortado. É que o STF entende que a Constituição da ditadura, vigente até 1988, permitia o benefício.
Além desses, Alvaro dias chegou a pedir a aposentadoria, além de R$ 1,5 milhão em retroativos. Disse que doaria para caridade. Mas como o pedido teve péssima repercussão, recuou e não recebe a aposentadoria.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS