Apesar de todas as diferenças, os candidatos de Curitiba podem ser mais parecidos do que você imagina. Em muitos pontos, candidatos ideologicamente opostos como Xênia Melo, do PSol, e Ney Leprevost, do PSD, concordam.
É o que mostra uma análise a partir das respostas dos candidatos em um teste da Gazeta do Povo, em parceria com a UFPR, a PUC e a Uninter. A análise foi feita pelo cientista político Márcio Cunha Carlomagno.
No teste da Gazeta, os candidatos responderam o que pensam sobre nove pontos: Uber, cigarros em parques e praças, redução de velocidade em vias centrais etc. Carlomagno, replicando um trabalho feito por Fábio Vasconcellos, para O Globo, comparou as respostas.
“A tabela apresenta os coeficientes de correlação de Pearson, para o conjunto de 9 respostas.
A coeficiente vai de -1 (discordância total em todas as respostas) a +1 (concordância total em todas respostas). Valores próximos de zero indicam que não há correlação alguma (discordam em algumas, concordam em outras)”, explica.
Na tabela, as cores também ajudam a entender. A cor azul mostra uma grande concordância. A verde, um pouco menos. As cores laranja e amarela mostram que a discordância é maior do que qualquer semelhança.
Pelo teste, Greca e Fruet não apresentam qualquer correlação (é preciso lembrar que Greca não respondeu a todas as perguntas). Mas Xênia Melo teve coeficiente de 0,8 de semelhança com Leprevost. E Requião Filho (PMDB) teve grande semelhança com Maria Victoria (PP).
Para ver todas as respostas de cada candidato e ver quem pensa como você em cada pergunta, clique aqui.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS