Quem anda de ônibus em Curitiba já percebeu que os expressos agora começam a ter as tevês embarcadas. Por enquanto, segundo a Urbs, são 120 tevês. Dentro de três anos, haverá tevês em 1,5 mil ônibus da cidade.
A ideia principal é conseguir uns trocados para reduzir a dívida do transporte municipal. Sem ter de subir a tarifa, claro. A empresa Midiaplan banca as tevês e fica com parte do lucro de publicidade.
A prefeitura, baseada em cálculos da própria Midiaplan, estima que a parte da publicidade destinada aos cofres do transporte coletivo ficará em R$ 2,7 milhões em 2013. No ano seguinte, com mais tevês e tempo de maturação, deve ir a R$ 14,2 milhões.
É uma boa ajuda, claro. Mas, mesmo com números de hoje, representa apenas 25% dos R$ 60 milhões de déficit do sistema. Em 2014, mesmo se a meta for atingida, deve ser ainda menos.
Portanto, não é isso que vai evitar, por si só, o aumento da passagem. A prefeitura vai ter de dar mais uns pulinhos para resolver o problema, que não é pequeno.
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