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Trabalho de formiguinha em tempos de blá blá blá

Os julgadores do Prêmio Esso de Jornalismo têm sido sábios em suas escolhas. Nos últimos dois anos, escolheram três projetos para vencer a categoria Melhor Contribuição à Imprensa. Em 2006, ganharam Fernando Rodrigues e a Transparência Brasil.
Os dois projetos eram bem parecidos. Disponibilizavam para o público informações numéricas, principalmente, sobre os políticos brasileiros. Receitas de campanha, emendas apresentadas, presenças e ausências na Câmara dos Deputados, etc.
Este ano, quem levou foi a ong Contas Abertas, como eu já mencionei esses dias. O trabalho também guarda semelhanças com os outros dois: trata-se de descobrir dados numéricos nos orçamentos e nas planilhas de gastos dos governos e trazer à tona.
Nesses tempos de internet e de blogs, a maior parte dos espaços que surgiram para tratar de política acaba se limitando à fofoca, à intriga, à picuinha. O Esso está apontando que o caminho a ser feito é exatamente o inverso. É o do trabalho de formiguinha – não o do falatório fácil.
O Marcelo Soares, que era da Transparência Brasil e hoje trabalha como correspondente no Brasil do Los Angeles Times, tem uma teoria interessante. Ele diz que a imprensa dos blogs de hoje se parece com a dos jornais ideológicos do século 19. Na época, cada veículo pertencia a um grupo distinto e servia estritamente para defender um ideal. Os xingamentos e exageros eram a regra do jornalismo de então.
Com o tempo, acredito que os jornais viram o potencial financeiro do negócio. E passaram a ser mais neutros, para agradar a gregos e troianos – e assim ganhar em público e vendas de anúncios.
A internet traz de novo a possibilidade de acirramento de idéias. Mas os sábios jurados do Esso parecem estar nos alertando, a nós profissionais da área: falem o que quiserem, mas um discurso bem embasado, livre de fofocas e boatos, ainda é o melhor que a profissão pode fazer pela política nacional.
Nota 10 para o prêmio.

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