A repórter Ana Caroline Olinda, da Gazeta do Povo, publicou neste domingo bela matéria sobre tema para lá de importante: a possibilidade real de o cidadão comum controlar os gastos públicos no Brasil.
Cada vez mais, há sites que possibilitam isso. O governo federal, na era Lula, tem o Portal da Transparência. O governo estadual lançou belos instrumentos de controle, como o site Gestão do Dinheiro Público e o site de licitações.
No Legislativo, a coisa fica um pouco mais complicada. A Câmara dos Deputados é o melhor exemplo: tem informações, por exemplo, sobre os gastos de verbas indenizatórias dos deputados. O Senado, mais conservador, promete o mesmo para o ano que vem.
A Assembléia Legislativa do Paraná é um caso bem diferente. Não há qualquer informação relevante no site da Casa, que serve apenas para auto-promoção dos deputados.
O que ainda falta melhorar muito é o acesso a informações solicitadas ao poder público. Muitos países já dispóem de leis que garantem ao cidadão o direito de obter respostas a pedidos de informação enviados aos governos. Aqui, isso não está nem perto de acontecer. Mas, devagar e sempre, as coisas vão acontecendo. Ainda bem.
Para ler a reportagem da Gazeta, clique aqui.