O Conselho Universitário da UFPR não conseguiu decidir na reunião desta quinta-feira (22) o que fazer com o busto do ex-reitor Flávio Suplicy de Lacerda. O busto foi restaurado depois de estudantes o arrancarem do lugar em 2014, durante os protestos contra o golpe de 1964.
Suplicy de Lacerda foi ministro da Educação no governo de Castelo Branco, o primeiro da ditadura militar. Em 1968, na esteira dos protestos que os estudantes de Paris fizeram, alunos invadiram o jardim da Reitoria e derrubaram a estátua. Em 1964, no cinquentenário do golpe, o gesto foi repetido.
O busto foi restaurado e a UFPR pensa em recolocá-lo no local. No entanto, um parecer de professores da universidade recomende que o busto não seja reposto. Segundo eles, o pedestal sem o busto é que hoje se tornou um monumento, lembrando as lutas estudantis contra a ditadura militar.
Na reunião desta quinta, em que o caso foi debatido, o conselho não conseguiu encerrar o caso. Uma nova reunião deve ser agendada para a primeira quinzena de outubro, depois da eleição do novo reitor, para decidir sobre o tema.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião