O governo Beto Richa começou nesta sexta-feira uma contraofensiva. Quer provar que as universidades estaduais estão exagerando nas suas reclamações. O dinheiro para o funcionamento básico não estaria bloqueado e não há motivo para crer que o governo queira atropelar a autonomia universitária.
Na sexta à tarde, o site oficial de notícias do governo do estado publicou um texto dizendo que, ao contrário do que UEM, UEL e Unioeste afirmam, apenas o dinheiro para atividades que não são essenciais foi contingenciado. Não é o que afirmam as reitorias. As universidades estaduais dizem estar até sem dinheiro para o básico: comprar produtos de limpeza, pagar bolsas a indígenas e pagar terceirizadas.
A UEM já disse nesta semana que, a não ser que o governo reverta a decisão e desbloqueie o dinheiro, vai parar tudo, inclusive as aulas. A UEL diz claramente que se trata de retaliação às universidades que se recusaram a repassar ao Executivo o controle de suas atividades de recursos humanos.
Leia mais:
Governo Beto Richa bloqueia verbas e universidades falam em fechar portas
UEM Exige liberação de recursos
Sem razão
“Não há contingenciamento em relação a verbas ligadas a saúde, manutenção, segurança, higiene das universidades, e nenhuma de caráter salarial”, afirma a secretária estadual da Administração e da Previdência, Marcia Carla Pereira Ribeiro. Segundo ela, não há motivo para paralisar as atividades.
O governo diz que quer apenas os dados, não o controle; e que faz isso por ordem do Tribunal de Contas. As universidades temem que o governo possa interferir, por exemplo, na determinação de quais professores podem ter licença para afastamento, em períodos de mestrado e doutorado.
Na segunda-feira, a secretária de Administração vai dar uma coletiva sobre o assunto logo cedo no Palácio das Araucárias.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS