O governo do Paraná terminou seu segundo ano de arrecadação de IPVA com a nova alíquota, implantada pelo governador Beto Richa (PSDB) assim que venceu a campanha pela reeleição em 2014.
Na época, alegando problemas de caixa, Richa mandou, antes da nova posse, um pacote de mudanças tributárias. Uma das principais era a que aumentava a alíquota do imposto sobre propriedade de veículos de 2,5% para 3,5%.
Isso significou um aumento de R$ 800 milhões só no primeiro ano de aumento. Metade disso fica com o governo do estado e metade com os municípios. Mas e para o seu bolso, quanto isso custou?
É possível fazer uma estimativa, com base no preço do carro e nas duas alíquotas, antes e depois do imposto. Veja alguns valores básicos para ter uma noção de quanto você pagou a mais em função do ajuste fiscal.
Para um carro de R$ 30.000
Sem o aumento você pagaria
R$1,5 mil
Com o aumento você pagou
R$ 2,1 mil
Quanto o pacote custou
R$ 600
Para um carro de R$ 40.000
Sem o aumento você pagaria
R$ 2 mil
Com o aumento você pagou
R$ 2,8 mil
Quanto o pacote custou
R$ 800
Para um carro de R$ 50.000
Sem o aumento você pagaria
R$ 2,5 mil
Com o aumento você pagou
R$ 3,5 mil
Quanto o pacote custou
R$ 1.000
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
-
Eleições no CFM: movimento tenta emplacar médicos com pautas ideológicas
-
“Maior inimigo de Evo Morales”, conservador lança candidatura à presidência da Bolívia durante CPAC
-
Bolsonaro presenteia Milei com medalha dos “três Is” na CPAC 2024
-
Boca de urna aponta vitória da esquerda nas eleições na França
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS