A votação do orçamento da prefeitura de Curitiba na Câmara está acontecendo em uma velocidade inusitadamente baixa. Dois vereadores estão usando o microfone para discutir cada uma das emendas em debate. Usam 20 minutos por emenda, conforme permite o regimento. Com isso, a discussão pode levar até 160 horas. Até agora, em dois dias, foram votadas só 17 emendas.
A Câmara, neste ano, está discutindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o orçamento ao mesmo tempo. Na primeira, os vereadores fizeram 190 emendas. Na segunda lei, cerca de 300. Na Câmara, a tradição é de votar as emendas uma a uma, e não por bloco. Mas em geral, nem todas são discutidas, até por serem simples.
Neste ano, os vereadores Pastor Valdemir e Chico do Uberaba decidiram fazer diferente. Usam cinco minutos previstos no regimento para encaminhar a votação. E depois mais cinco para justificar o voto. Os dois, somados, têm assim 20 minutos em cada emenda. Podem fazer isso por serem líderes de seus blocos.
Valdemir, do PRB, e Chico do Uberaba, do PMN, são os únicos vereadores de suas bancadas. Cada um, porém, conseguiu mais um partido de um vereador para formar um bloco. Com dois vereadores, o bloco já dá direito à liderança.
Eles queriam mais: queriam que liberassem a discussão de emenda por emenda, o que garantiria a cada um mais 15 minutos a cada debate, prorrogáveis por mais 15. Isso daria mais uma hora de discussão por emenda, aumentando o número de horas de debate para 640.
A estratégia dos dois pode levar a discussão do orçamento até o ano que vem. Como ambos são oposição a Gustavo Fruet (PDT), há vereadores dizendo que o objetivo é tumultuar a situação da prefeitura, que começaria o ano sem orçamento definido. Os dois dizem que não, e que só querem que a população tenha direito a ter informações sobre as emendas.
A tática foi repudiada por outros vereadores, como Felipe Braga Cortes (PSDB), que criticou os dois não só por atrasar as votações como por prejudicar os funcionários da Câmara. A sessão desta terça deve se arrastar até a noite.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS