Os vereadores de Curitiba protocolaram nada menos do que 8.035 solicitações para a prefeitura nestes 206 primeiros dias do ano. O balanço foi publicado pela Câmara de Curitiba.
O número significa que a cada dia a Câmara fez 39 pedidos para o prefeito. Como são 38 vereadores, dá para dizer que é um pedido por vereador por dia, incluídos aí sábados, domingos, feriados e dias em que a população invade o plenário revoltada com seus representantes.
Os pedidos são os mais variados. Muitos vereadores gostam de pedir guardas municipais em certas regiões da cidade. Como se estivessem no McDonald’s: manda dois guardinhas para o endereço tal.
Para se ter uma noção do absurdo: segurança foi o tema com mais solicitações, somando 647. É praticamente uma solicitação para cada dupla de guardas. Fossem atender a todas, os pobres funcionários ficariam como bobos correndo de um lado para o outro.
Em segundo lugar vêm os pedidos de asfalto (caríssimos) e em terceiro, as ninharias, como roçada e limpeza. Os vereadores da base de Greca seguem pedindo esses serviços, o que significa que o trabalho não anda tão mais ágil do que na era Fruet.
Mas o principal significado de todo esse cardápio é a dependência dos vereadores em relação ao prefeito. Por isso Greca (ou quem estiver na cadeira) faz o que quiser com a Câmara. Sem poder prestar contas dessas solicitações, a maior parte dos vereadores pouco tem a mostrar para o eleitorado.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.