CARREGANDO :)

Os vereadores de Curitiba ainda nem se reelegeram. No entanto, sem a presença de João Claudio Derosso na disputa, já há nos bastidores um princípio de briga pela presidência da Câmara.

Há pelo menos três possíveis candidatos à vaga. Um deles, o mais óbvio, é o atual presidente, João Luiz Cordeiro, do PSDB. Ele foi eleito com facilidade neste ano e pode tentar repetir a dose no ano que vem.

Publicidade

Outro que já se mostra disposto a ir para a disputa é Sabino Picolo (DEM). Primeiro vice-presidente, ele chegou a assumir interinamente a Câmara durante o afastamento de Derosso, mas não foi bem-sucedido quando tentou se manter no cargo após a renúncia do ex-presidente.

O terceiro nome possível parece ser o de Celso Torquato (PSD). Atual primeiro-secretário da Câmara, ele nunca negou que poderia ir para uma eleição de presidente.]

No entanto, tudo isso depende, em grande medida, de quem se elegerá prefeito. Se Luciano Ducci (PSB) se reeleger, por exemplo, João do Suco tem mais chances.

No caso de eleição de Gustavo Fruet (PDT), é bem possível que a base do prefeito tente eleger alguém do PT. Se Ratinho for prefeito, os mesmos candidatos da base de Ducci voltam a ter chance.

Se o eleito for Greca, é preciso ver quem o PMDB terá para apresentar ou quem passará para o lado do prefeito.

Publicidade

Tudo isso, é claro, só ficará mais claro depois de outubro. Dali até fevereiro, todos trabalharão para chegar ao posto que foi um dia cadeira cativa de Derosso.

Siga o blog no Twitter.