| Foto: Banco de imagens Canva
Ouça este conteúdo

No Terceiro Setor, onde trabalhamos com causas importantes, o sentimento de que estamos fazendo a diferença é muito gratificante. Mas ao mesmo tempo, lidamos com problemas sociais complexos, poucos recursos, falta de tempo, entre outros desafios. 

CARREGANDO :)

Em 2023, a pesquisa “A Saúde Mental e o Bem-Estar dos profissionais do Terceiro Setor” da Phomenta revelou que mais da metade (55%) dos respondentes expressaram algum nível de preocupação ou insatisfação com sua saúde mental. 

Nesse contexto, o bem-estar no ambiente de trabalho das ONGs não pode ficar em segundo plano, exatamente para prevenir riscos de esgotamento emocional e mental. Além disso, cuidar da saúde mental também é essencial para garantir que o impacto social seja sustentável a longo prazo.  

Publicidade

Pensando nisso, trouxemos aqui formas de integrar práticas de bem-estar no dia a dia da sua ONG e prevenir problemas com a saúde mental

1. Promova uma cultura de abertura e diálogo 

Em muitas ONGs, o ritmo de trabalho é intenso e as metas são altas. Isso pode fazer com que as pessoas evitem falar sobre seu estresse ou preocupações. Criar um ambiente onde todos se sintam à vontade para discutir seus desafios, sem medo de julgamento, é essencial. Reuniões regulares, focadas no bem-estar da equipe, além das tarefas diárias, podem fazer toda a diferença. 

Se você quer entender mais sobre como uma boa gestão das pessoas que trabalham na organização pode melhorar o ambiente de trabalho, confira nossa live sobre Gestão de Pessoas nas ONGs, no YouTube do Instituto GRPCOM.

2. Defina limites claros de trabalho 

É comum que colaboradores e voluntários se sintam tão conectados a causa da instituição, que acabem trabalhando além do necessário. Essa dedicação é admirável, mas pode levar à sobrecarga. Para evitar esse problema, é fundamental estabelecer limites claros sobre horário de trabalho e as responsabilidades de cada um. Definir expectativas realistas ajuda a manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

3. Incentive pausas e momentos de descanso 

Em um ambiente de trabalho intenso, como o de muitas ONGs, as pausas não podem ser esquecidas. Incentivar momentos de descanso é essencial para manter a equipe saudável e produtiva. Pequenos intervalos ao longo do dia ajudam as pessoas a voltarem às tarefas com mais energia e foco

Publicidade

4. Reconheça e valorize o trabalho da equipe 

Muitas vezes, a equipe de uma ONG pode sentir que está fazendo muito com poucos recursos e reconhecimento. Destacar as pequenas e grandes vitórias no dia a dia é um passo importante para manter a moral elevada e prevenir o esgotamento. Valorizar os esforços de todos é essencial para a construção de um ambiente de trabalho saudável

Outra excelente forma de reconhecer o trabalho da equipe é quando a ONG conquista certificações e prêmios pelo seu bom trabalho. Aproveite para conferir o edital do Prêmio Impulso 2024, que premia boas práticas das ONGs nas áreas de Gestão e Comunicação

5. Invista em capacitação e desenvolvimento pessoal 

O trabalho no Terceiro Setor pode ser intenso, e exige constante aprendizado e adaptação. Investir na capacitação da equipe, por meio de workshops, cursos e oficinas, não só melhora o desempenho, mas também contribui para a saúde mental. A sensação de estar preparado e qualificado para enfrentar desafios reduz a ansiedade e o estresse

Cuidar da saúde mental nas ONGs não é um luxo, mas uma necessidade 

Colaboradores e voluntários emocionalmente saudáveis conseguem se dedicar melhor à causa, garantindo que o trabalho no Terceiro Setor seja transformador, não apenas para quem é beneficiado, mas também para quem atua nessa missão. 

Publicidade

Se você quer garantir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo na sua ONG, comece hoje mesmo a aplicar essas dicas.  

O que você faz para cuidar da saúde mental na sua ONG? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias! 

Siga o Instagram do Instituto GRPCOM e inscreva-se no Instituto GRPCOM - YouTube para dicas e conteúdos sobre o Terceiro Setor!