Ir ao hospital pode parecer algo intimidador, seja para tratar uma doença ou cuidar de um machucado. A maioria das pessoas acaba sentindo aquele clássico frio na barriga e nervosismo. Principalmente, quando é necessário ficar internado por muitos dias. Adultos, crianças e idosos, todos precisam lidar com seus sentimentos, enquanto estão se recuperando no hospital.
O que muitos ainda não sabem, é que a conexão entre arte, cultura e saúde, tem se mostrado uma poderosa aliada no tratamento e na recuperação de pacientes.
Quando os hospitais abrem suas portas para a música, pinturas, murais coloridos e até peças de teatro, espaços estéreis transformam-se em ambientes inspiradores, oferecendo novas perspectivas e esperança. Isso proporciona alívio emocional aos pacientes e também pode contribuir significativamente para a sua recuperação física.
É com essa visão, de transformar o tratamento médico que a Associação Terapia Intensiva de Amor (TIA) atua em nove hospitais de Curitiba e Região Metropolitana, levando arte e cultura nos momentos que muitas famílias mais precisam.
A instituição vai até a comunidade hospitalar com seus doutores palhaços, e transforma os ambientes de atendimento com alegria entretenimento no Plantão do Amor. No projeto Esperando com o TIA, apoia crianças nas salas de espera dos ambulatórios, tornando a espera mais leve. E o Tiatro - O Teatro que Leva Vida, apresenta uma peça que busca inspirar e trazer esperança aos pacientes internados.
Mais de 300 mil pessoas já foram atendidas pela organização. Para aqueles que trabalham com essa causa, são várias as histórias de pacientes que se mostram inspiradoras e emocionantes.
A diretora da OSC, Caroline Alcova Silva, contou que um de seus voluntários foi atendido pelos doutores palhaços quando tinha 6 anos, durante um tratamento de saúde. Ele passou por momentos muito difíceis, mas quando a TIA passava por onde estava sendo atendido, todos traziam muita esperança e vontade de viver para ele. Agora ele quer levar essa mesma esperança a outras pessoas.
Para você, que também quer ajudar a transformar o tratamento médico, por meio da arte e cultura, pode ajudar participando de processo de seleção para se tornar um palhaço voluntário, ou prestando apoio na área administrativa, marketing, fotografia, pedagogia, etc. A instituição também aceita doações de produtos para brechó ou apadrinhamento com doação financeira.
Saiba mais no site https://www.tia.org.br, e acompanhe o trabalho da organização nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/ongtiaterapia/
Facebook: https://www.facebook.com/ongtiaterapia/
A Associação Terapia Intensiva de Amor (TIA) é uma organização cadastrada no Programa Impulso, iniciativa do Instituto GRPCOM que oferece apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Terceiro Setor, com foco no aprimoramento da gestão e da comunicação, áreas fundamentais para que estas organizações possam alcançar seus objetivos e ampliar seu impacto social. Para saber mais e fazer parte, acesse: https://programaimpulso.org.br/.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles