O artesanato é uma prática cultural milenar que se destaca como forma de expressão artística, e que também pode ser visto como um poderoso instrumento de transformação social e desenvolvimento econômico. Segundo dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), existem quase 8,5 milhões de artesãos no Brasil, o que representa 3% do PIB nacional.
Do ponto de vista terapêutico, o desenvolvimento de atividades artesanais serve como uma válvula de escape para o estresse e as pressões do cotidiano. A concentração necessária para tecer, pintar, esculpir, construir ou bordar permite que o artesão se desconecte de suas preocupações, focando apenas no momento presente. Além dos benefícios para a saúde mental, o artesanato é também uma fonte viável de renda em um mercado cada vez mais saturado de produtos industrializados e impessoais. A valorização do trabalho manual abre portas para artesãos talentosos que desejam transformar suas vidas.
É com esse propósito que nasceu a Associação de Artesanato Santo Antônio (AASA), situada em Maringá/PR, instituição que oferece a oportunidade para centenas de famílias explorarem novos horizontes de trabalho. A Instituição oferece cursos e oficinas sobre diversas técnicas e materiais (tecido, cerâmica, madeira, gesso, souvenir, arte sacra, etc.), campanhas de socialização, acompanhamento psicológico, oportunidades de exposição e comercialização, e acesso a matérias primas, embalagens ecológicas, entre outros itens.
Toda essa rede de apoio é ofertada para mulheres pós-maternidade desempregadas, homens recuperados do vício em álcool, mulheres vítimas de violência que agora são autossuficientes, aposentados que sofrem de solidão, pessoas com transtornos mentais e imigrantes que buscam no nosso país uma nova oportunidade de vida. M
A presidente da AASA, Marie Sakamoto Nishio, compartilhou um depoimento transformador de um associado que foi dependente do álcool por muitos anos, e tinha uma verdadeira alma de artista, produzindo lindos trabalhos artesanais. Nas palavras dela: “Através da Associação, hoje recuperou sua dignidade, saúde, conseguiu casa própria, constituiu uma família.”
E a sociedade como um todo desempenha um papel muito importante na valorização do trabalho artesanal. Seja comprando produtos ou até mesmo ajudando uma Associação local.
A Associação de Artesanato Santo Antônio pede apoio na divulgação de seus produtos e artesãos, doação de materiais e tornando-se voluntário para auxiliar com a gravação de vídeos sobre a confecção dos produtos artesanais.
Para saber mais ou ajudar, entre em contato pelo telefone (44) 99875-9210 ou e-mail marie.artesanatosantoantonio@gmail.com
Conheça melhor o projeto e a instituição em: https://www.facebook.com/associacaodeartesanato.santoantonio/.
A Associação de Artesanato Santo Antônio é uma organização cadastrada no Programa Impulso, iniciativa do Instituto GRPCOM que oferece apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Terceiro Setor, com foco no aprimoramento da gestão e da comunicação, áreas fundamentais para que estas organizações possam alcançar seus objetivos e ampliar seu impacto social. Para saber mais e fazer parte, acesse: https://programaimpulso.org.br/
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad