| Foto: Reprodução/Canva Pro
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Você já se perguntou por que algumas ONGs conseguem engajar tantas pessoas e captar tantos recursos, enquanto outras, com causas igualmente importantes, enfrentam dificuldades para conquistar apoio? Muitas vezes, a resposta está na forma como comunicam suas causas

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No mundo de hoje, onde empresas, organizações e até indivíduos estão constantemente competindo pela atenção do público, não basta simplesmente comunicar. É preciso fazer isso de maneira persuasiva! E no caso das ONGs, ser persuasivo não significa apenas convencer, mas sim inspirar, engajar e, acima de tudo, mobilizar as pessoas a agirem. 

Como a comunicação persuasiva pode beneficiar a sua ONG? 

As ONGs trabalham com causas que envolvem muita emoção, compromisso social e, muitas vezes, urgência. No entanto, só explicar os fatos ou contar a história da organização nem sempre é suficiente para motivar as pessoas a contribuírem financeiramente ou participarem de suas ações. 

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As pessoas não querem apenas saber sobre a causa - elas querem fazer parte da solução. Uma mensagem persuasiva pode criar essa conexão emocional, inspirando os doadores e voluntários em potencial a se engajarem de forma mais significativa. 

Vale lembrar que ser persuasivo não significa manipular. Na verdade, trata-se de criar uma narrativa que capte a atenção, gere confiança e, ao mesmo tempo, mostre o impacto positivo que o apoio à sua ONG pode ter. Ao fazer isso, você amplia o alcance da sua mensagem e fortalece o vínculo com o público

Diferencie sua causa em um cenário competitivo 

Embora muitas ONGs possam atuar com causas e públicos semelhantes, o que pode fazer sua organização se destacar é a forma como você aborda o problema social, e comunica suas estratégias e resultados de forma persuasiva. Histórias de sucesso e dados concretos que comprovem a eficácia das ações da sua ONG são ferramentas poderosas que reforçam a credibilidade da organização.  

Além disso, para que sua ONG seja vista como uma autoridade na área em que atua, é fundamental que o público perceba que sua equipe realmente entende do assunto. Não basta apenas mostrar bons resultados — sua organização precisa ser reconhecida como uma referência

Construir essa autoridade passa por demonstrar conhecimento técnico, participar de discussões públicas, eventos, e divulgar pesquisas e conteúdos que reforcem essa expertise. Quando uma ONG demonstra que sabe do que está falando, ela passa a ser vista como uma organização sólida e confiável, o que ajuda a conquistar doadores e parceiros a longo prazo. 

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Para alcançar esse nível de reconhecimento, investir em capacitação é indispensável. A equipe da ONG — tanto colaboradores quanto voluntários — deve estar sempre atualizada e qualificada. Cursos, lives e jornadas formativas, como os oferecidos gratuitamente pelo Programa Impulso, são essenciais para manter a equipe preparada: 

  • Você sabia que existem 6 princípios da persuasão que podem ajudar sua ONG a construir relacionamentos mais fortes e duradouros na Captação de Recursos? Acesse agora o nosso e-book exclusivo. 
  • Clicando abaixo, assista também nosso vídeo sobre os 6 princípios da persuasão aplicados à Captação de Recursos, no YouTube do Instituto GRPCOM!
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E você, como tem comunicado a causa da sua ONG? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias!

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