| Foto: Imagem gerada por IA através do OpenAI's DALL·E
Ouça este conteúdo

Ao atingir 18 anos, todo jovem inicia uma fase que traz uma série de novas responsabilidades e desafios. Para aqueles que vivem em instituições de acolhimento, essa transição marca também o fim de um período de proteção, e o início de uma jornada repleta de incertezas. 

CARREGANDO :)

No Brasil, cerca de 9,3 mil jovens entre 15 e 18 anos vivem em abrigos institucionais (Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – 2020). A maioria é encaminhada a esses locais devido a situações de vulnerabilidade e risco social, como abandono, negligência familiar, violência doméstica e morte dos pais ou responsáveis. Nas casas-lares, eles recebem assistência psicológica, social e pedagógica. 

Ao completarem a maioridade, muitos desses jovens se veem obrigados a deixar o único lar que conhecem, enfrentando a vida adulta sem a rede apoio que os acompanhavam e sem ter para onde ir. Nesses casos, os riscos de marginalização social aumentam, dificultando consideravelmente o acesso à educação, emprego e moradia. É por esse motivo que a sociedade deve atuar em conjunto, garantindo acompanhamento adequado e oportunidades de desenvolvimento integral. 

Publicidade

Com a missão de assegurar que meninos e meninas em situação de desacolhimento não sejam esquecidos, e recebam o apoio necessário para enfrentar os desafios da vida adulta, nasceu o Instituto Moradas do Tempo, em Curitiba/PR. Através do Projeto Integrar, eles fornecem moradia, educação, profissionalização, atendimento psicossocial e atividades que fomentam a autonomia. Desde sua fundação, a ONG já amparou 20 jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Roseane Figueiredo, gestora da instituição, compartilhou a história inspiradora de uma adolescente que enfrentou a depressão, durante o período em que estava prestes a deixar o abrigo em que vivia. Quando completou 18 anos, ela foi encaminhada para o Instituto Moradas do Tempo, onde vem recebendo todo o apoio necessário para se adaptar à nova fase chegou em sua vida. Hoje, a jovem está trabalhando, fazendo faculdade e já planeja adquirir sua casa própria. 

Quer fazer parte da jornada de transformação social promovida pelo Instituto Moradas do Tempo? Você pode contribuir como mentor voluntário nos cursos profissionalizantes, auxiliando com a área de saúde, ou fazendo doações de móveis, roupas, roupas de cama, toalhas, cobertas e utensílios de cozinha. 

Para saber mais, acesse https://www.moradasdotempo.org.br/ e conheça as redes sociais da instituição:

Instagram: https://www.instagram.com/moradasdotempo/ 

Publicidade

Facebook: https://www.facebook.com/Instituto-Moradas-do-Tempo-105551134332794/ 

O Instituto Moradas do Tempo é uma organização cadastrada no Programa Impulso, iniciativa do Instituto GRPCOM que oferece apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Terceiro Setor, com foco no aprimoramento da gestão e da comunicação, áreas fundamentais para que estas organizações possam alcançar seus objetivos e ampliar seu impacto social. Para saber mais e fazer parte, acesse: https://programaimpulso.org.br/.